Com 30 metros de comprimento e capacidade para 256 pessoas, o novo biarticulado bate o brasileiro por 2 metros. (Foto: Reprodução/The Local) |
Segundo o site, o Autotram conta com mecanismos especiais em seus quatro eixos que seguem a direção dos eixos anteriores de maneira precisa, permitindo que seja mais fácil manobrá-lo nas curvas. Além disso, não é necessária uma carteira de motorista especial para dirigir o veículo, o que significa que qualquer motorista de ônibus poderá conduzi-lo.
Ligeirão alemão
Contudo, os engenheiros responsáveis pela novidade calculam que o custo de construção do Autotram e de toda a infraestrutura necessária para recebê-lo seria de aproximadamente € 10 milhões por quilômetro (cerca de R$ 25,3 milhões).
A cidade de Curitiba já conta com superônibus circulando desde abril deste ano — os Mega BRT ou “Ligeirão Azul” —, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, o qual utiliza biocombustível e abre os semáforos por meio de sensores.
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