sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Acre ganha o primeiro shopping da sua história

De longe a principal época de consumo em todo o país, o Natal deste ano promete atiçar ainda mais as compras dos consumidores do Acre, que receberam, no início de novembro, o primeiro shopping center da história do estado.


O principal problema do shopping é por ele possuir um único piso, logo, ele não possui escada rolante
(Foto: Divulgação) 


Se de um lado o novo empreendimento já revoluciona os hábitos da população local, que experimenta facilidades e ofertas de grandes varejistas que chegaram junto com o centro de compras, o comércio tradicional de rua também se movimenta para brigar com a nova concorrência e manter clientela.


Corredor do primeiro shopping acriano
(Foto: Gabriela Gasparin/G1)

“Os preços estão bons no shopping. Mas tem coisa que no centro é bem mais barato”, opina a técnica de enfermagem Ângela Gonçalves, de 42 anos. Para seu marido, Ednei Cavalcanti da Silva, de 34 anos, que visitou o centro de compras pela primeira vez na quinta-feira (8), os eletrodomésticos estavam mais baratos. “A facilidade de atendimento no shopping é bem melhor. Você não fica em fila esperando, é rápido. No centro é mais demorado”, sugere.

Praça de alimentação do primeiro shopping de Rio Branco
(Foto: Gabriela Gasparin/G1)


Com investimento de R$ 75 milhões, o Via Verde Shopping virou o novo xodó do Acre – somado ao valor aplicado pelos lojistas, o investimento no empreendimento chega a aproximadamente R$ 140 milhões. É considerado pelo governo o maior empreendimento privado do estado. Pela associação comercial local, um marco histórico. E para os consumidores, comodidade, segurança e entretenimento.


Somando quase 340 mil habitantes, a capital do Acre foi uma das últimas do país a receber um shopping center – ficando atrás apenas de Macapá, cuja previsão é de inaugurar o primeiro centro de compras em 2012, e Boa Vista, que também ainda não possui shopping, de acordo com dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).
Grandes redes varejistas que ainda não estavam presentes no estado, como Renner, Riachuelo e Americanas e Centauro, inauguraram suas primeiras lojas em solo acriano otimistas. Franquias como Carmen Steffens e Morana, além de várias do setor de alimentação, também apostaram. As marcas citam o crescimento econômico e populacional de Rio Branco para a aposta, além da ampliação da participação no Norte brasileiro.

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