quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

É dia de São Valentim, o santo dos namorados

O dia 14 de fevereiro é marcado por romance em países como França, Estados Unidos e Inglaterra. Isso porque é comemorado o Dia de São Valentim, o santo dos namorados.

Vale lembrar que no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado 12 de junho, pois é véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Mas na realidade, o marco começou como uma forma do comércio driblar a época parada que era o mês de junho.


Países como a França, Inglaterra e EUA, celebram hoje (14) o dia de São Valentim.
(Foto: Google Images)

São Valentim


Apesar da tradicional troca de presentes, poucos conhecem a historia deste santo. Valentim era bispo em Roma, numa época em que os casamentos eram proibidos, pois o governo acreditava que se as pessoas não tivessem uma família, se alistariam no exército com mais facilidade.

Mesmo assim, o bispo foi contra a essa ideia e continuou realizando casamentos em segredo, mas quando o imperador Caldeus II descobriu, mandou prendê-lo. Já na prisão, os casais jogavam flores e bilhetes dedicados à Valentim para mostrar a fé no amor.


A data é comemorada no Brasil no dia 12 de junho.
(Foto: Getty Images)
No dia 14 de fevereiro de 286, ele foi levado para a chamada via Flaminia, onde foi morto a pauladas e depois decapitado. A sepultura de Valentim foi encontrada em 346, numa capela subterrânea na via Flaminia. Dez séculos depois, antigos registros o indicaram como irmão de São Zenão Hoje, as suas relíquias estão na Igreja de São Praxedes num Oratório dedicado a São Zenão e Valentim.

Ele se tornou santo porque morreu pelo testemunho de seu sacerdócio. A igreja o considera padroeiro dos namorados por ter defendido com sua vida o sacramento do casamento.





Aprenda a seguir, duas orações de São Valentim:

Oração de São Valentim para um novo amor
"São Valentim, patrono do amor, lance seus olhos bondosos sobre mim. Impeça que maldições e heranças emocionais de meus ascendentes e erros que tenha cometido no passado perturbem minha vida afetiva. Desejo ser feliz e fazer as pessoas felizes. Ajude-me a entrar em sintonia com minha alma gêmea, para que possamos desfrutar o amor, abençoados pela providência divina. Peço a tua intercessão poderosa, junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém".



Oração de São Valentim para reconciliação
"Ó Jesus Cristo, salvador nosso, que viestes ao mundo para o bem das almas dos homens, mas que fizestes tantos milagres para dar saúde ao corpo e amor às almas apaixonadas. Tu que curastes o menino que sofria de ataques e caía na água e no fogo; que libertastes aquele que se escondia entre os túmulos do cemitério; que expulsastes os maus espíritos dos possessos que espumavam; peço-vos, por intermédio de São Valentim, o santo dos namorados, a quem destes o poder de curar os que sofrem de amor, a reconciliação do meu casamento. Amém!"


Leia mais no Portal Terra

Curta a página do blog no Facebook, siga o perfil no Twitter e adicione o Lero-Lero aos círculos do Google+

Twitter        Facebook        Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão permitidos comentários ofensivos e/ou preconceituosos que venham a atingir a imagem de determinadas pessoas ou culturas.